Revista Estudos da Religião recebe qualificação máxima da CAPES

Tradicional publicação foi avaliada com estrato A1 pela Qualis

A revista Estudos de Religião é uma publicação quadrimestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Fundada em 1985, seu objetivo é divulgar artigos científicos, relatos e resenhas sobre o fenômeno religioso e suas intersecções com temas multidisciplinares ligados à Linguagens, Sociedade e Cultura.

Na última avaliação Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a publicação recebeu o estrato A1, nível mais alto da qualificação. O reconhecimento indica que, além de cumprir os requisitos de todas as categorias anteriores, a Estudos de Religião consolidou sua tradição e repercussão na área, obteve efetivo grau de internacionalização e atingiu a excelência no conjunto de artigos publicados.

Para a professora Sandra Duarte de Souza, editora da publicação, a Estudos de Religião é uma das revistas brasileiras mais consultadas por cientistas, teólogos e estudiosos do tema. “Sua classificação como A1 possibilitará um impacto ainda maior na área e fortalecerá, inclusive, o programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Metodista, um do mais bem avaliados do ramo”, afirma.

A editora atribui o recente reconhecimento da Qualis ao trabalho conjunto realizado pela equipe técnica e editorial da revista. “A conquista do A1 é produto do esforço coletivo do programa de pós-graduação e envolve docentes, discentes e colaboradores da Metodista e de outras instituições do Brasil e do exterior”, explica. “Todos participaram efetivamente desse processo exercendo a função de articulistas, organizadores e organizadoras de dossiês e pareceristas dos artigos submetidos à Estudos de Religião”, complementa.

Qualis
A avaliação Qualis é amparada por critérios gerais da CAPES e parâmetros detalhados das áreas de conhecimento. Por meio de uma comissão formada por docentes de programas variados de pós-graduação do campo científico em questão, ocorre a apreciação dos periódicos e posteriormente a elaboração de um relatório detalhado com as análises e classificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*