Rev. Dr. Hugh Clarence Tucker

HC TuckerHugh Clarence Tucker (4 de Outubro de 1857 – 5 de Novembro de 1956), ou simplesmente Rev. Tucker, como o chamavam, foi um dos mais brilhantes missionários metodistas norte-americanos no Brasil.

O Rev. Tucker chegou ao Brasil em 1886 e foi o primeiro Pastor da Union Church. Em 1891 Dr. Tucker casou-se com Elvira Granbery, que foi sua fiel companheira e ajudadora. Tiveram um casal de filhos, sendo que o menino faleceu de febre amarela, ainda pequeno.

Tucker foi o fundador da “Missão Central”, hoje Instituto Central do Povo, no Rio de Janeiro. Essa instituição social e educacional teve o seu início em 13 de maio de 1906 com a celebração de um culto a Deus, em um salão alugado na Rua do Acre, 17, na qual participaram 200 pessoas, sob a direção do Rev. Hugh Clarence Tucker.  Assim surgiu a “Missão Central” – durante o dia era escola infantil e centro social, e à noite promovia alfabetização de adultos. Aos domingos era Igreja Metodista. Em Londres, Mr. Charles Hay Walker, titular da firma que estava construindo o Cais do Porto do Rio de Janeiro, ordenou ao seu gerente no Rio que entregasse ao Dr. Tucker um donativo de 250 mil libras, e ainda se comprometeu a pagar o aluguel do “Templo-Escola” durante sete anos, período previsto para a conclusão das obras do Cais do Porto.

De donativo em donativo, a Instituição crescia. Em 1913 deixou a Rua do Acre, e mudou-se para Rua Rivadávia Correia, 188 – em pleno coração da Gamboa onde é localizado até hoje.Quando o Dr. Oswaldo Cruz, amigo pessoal do Dr. Tucker, soube que a Instituição ia mudar-se para aquele local, disse ao missionário: “Meu caro amigo, por que escolheste esse local para a tua Instituição? É a parte mais difícil e perigosa da cidade. Seus moradores fazem até barricadas na rua para desafiar e enfrentar a polícia!” Retrucou-lhe então o missionário:” É lá que se faz necessário o nosso trabalho.”

O pavilhão ou galpão atrás do Edifício Principal tinha sido fábrica de pólvora e armamentos. De 1913 até 1921 serviu como Igreja e Escola.

ICP

Em 1921 inaugurou-se o Templo da Igreja São João, que foi construído em parte com donativos da Igreja Metodista St. John em St. Louis no Estado de Missouri, USA.

A Escola do ICP continuou a utilizar o Pavilhão até 1954, quando foi inaugurado o Edifício Allie Cobb Buyers.

Além da sua obra ímpar no Instituto Central do Povo, o Dr. Tucker exerceu ainda vários cargos de relevância para o evangelismo nacional durante seus 59 anos de serviços prestados à Igreja Metodista no Brasil. Foi Secretário da Sociedade Bíblica Americana por 47 anos, realizando viagens missionárias e de colportagem por todo o país. Ajudou a fundar a Associação Cristã de Moços, o Hospital Evangélico, o Hospital dos Estrangeiros, o Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU), e a Sociedade Americana. Foi Conselheiro do Colégio Granbery, da Imprensa Metodista, e da Federação das Sociedades de Assistência aos Lázaros e de Defesa contra a Lepra. De 1939 – 1946 atuou como Secretário da Junta de Ação Social. Trabalhou com Grupos Ecumênicos Nacionais e Internacionais. Atuou em várias comissões de socorro aos flagelados da Ásia, Europa, e América Latina. Recebeu do Governo Federal a Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul.

Sob a orientação do Dr. Tucker o ICP iniciou várias atividades marcantes, tais como:

– Em colaboração com o Médico – Sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, foi lançada a Campanha contra a febre amarela e depois contra a tuberculose;

– O primeiro Dispensário do País (consultórios médico e dentário, farmácia e laboratório e as primeiras classes de enfermagem e primeiros socorros);

– Em convênio com o Distrito Federal estabeleceu o primeiro consultório de higiene infantil, embrião dos Postos de Saúde Pública no Brasil;

– Curso de Culinária e Nutrição Modelo para uma geração;

– Em parceria com o Prefeito Dr. Bento Ribeiro, foi criado o Primeiro Campo de Recreio (Playground) na Quinta da Boa Vista;

– Sob a direção do Dr. Brasil Silvado Júnior foi iniciado o primeiro Projeto de Ação Social para Surdos;

– Primeiro Jardim de Infância no Rio de Janeiro;

– Em 1913 iniciou-se o Primeiro Curso de Datilografia para trabalhadores de baixa renda.

O trabalho iniciado pelo Dr. Hugh Clarence Tucker tem sido continuado e ampliado por outros servos do Senhor

Tucker também dirigiu trabalhos da Tradução Brasileira da Bíblia, pela Sociedade Bíblica Americana.

(Fonte: Página web do Instituto Central do Povo)

One Response to Rev. Dr. Hugh Clarence Tucker

  1. Eder disse:

    Um trabalhou tão nobre, conhecido por poucos brasileiros.Parabens por chegarem até com muitas provas e lutas,mas firma na missão que foi confiada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*