Histórico

Metodismo e Educação

A Educação é parte integrante da Missão da Igreja Metodista. Por meio dela a Igreja procura oferecer às pessoas e à comunidade o entendimento da Vida e da Sociedade.

Isto acontece em três níveis: educação cristã, educação teológica e educação secular. Para atingir o objetivo desse ministério, necessitamos de uma formação adequada, com o envolvimento dos educadores e educadoras. Significa que além da formação acadêmica eles e elas precisam conhecer as raízes da proposta educacional metodista.

A tradição educacional Metodista remonta ao século XVIII na Inglaterra, quando John Wesley fundou a primeira escola Metodista, a Kingswood School, em 1748, até hoje em funcionamento.

No Brasil as escolas Metodistas foram fundadas a partir da segunda metade do século XIX, por meio da atuação dos missionárias e missionários norte-americanos.

O Colégio Piracicabano, fundado a 13 de setembro de 1881, pela missionária Martha Watts, é a Instituição Metodista pioneira em nosso País. Mais tarde esse Colégio deu origem à UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, primeira universidade Metodista no Brasil e na América Latina.

As escolas Metodistas se multiplicaram e consolidaram uma rede que hoje está presente em dez (10) Estados brasileiros, incluindo duas (2) universidades, três (3) centros universitários, três (3) faculdades integradas e escolas de Educação Básica, de pequeno, médio e grande porte, num total de 57 unidades. Além dessas instituições a Igreja Metodista mantém uma (1) Faculdade de Teologia e seis (6) Institutos, Centros e Seminários de Teológicos.

Essa rede de instituições educacionais reafirma a visão e ação dos missionários metodistas que aqui chegaram a partir do século XIX, com o desafio do movimento metodista mundial e a diretriz de John Wesley: Igreja e Educação como organizações indissociáveis.

 

• O Cogeime

O Cogeime – Instituto Metodista de Serviços Educacionais, fundado em 22 de abril de 1967, com o nome de Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino, depois alterado para Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação, é uma associação de fins não econômicos (sem fins lucrativos), inspirada na fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo e na tradição educacional da Igreja Metodista.

Em quatro décadas de existência o Cogeime se desenvolveu, consolidou, alcançou a sua maturidade e celebra, no século XXI, sua história de integração da educação Metodista no Brasil.

O Cogeime tem como objetivos fundamentais planejar, coordenar, supervisionar, integrar, acompanhar e controlar todas as unidades Metodistas de Educação.

A partir do XVIII Concílio Geral da Igreja Metodista, em 2006, com a aprovação do Novo Modelo de Governo para as Instituições Metodistas de Educação, o Cogeime passou a ser também uma entidade de serviço que atua como agência de apoio a essas instituições, integrando-as. Assessora, ainda, os órgãos da Igreja Metodista, na área da educação.

Todas as instituições educacionais metodistas no Brasil, de qualquer nível ou especialização, são integrantes do Cogeime e a ele se subordinam.

 

• As atividades do Cogeime

O Cogeime promove encontros de educadores em nível nacional e discute temas ligados aos interesses das Instituições.

No campo das relações internacionais o Cogeime possui convênio com a NASCUMC – National Association of Schools and Colleges of The United Methodist Church, que congrega todas as instituições metodistas de ensino nos Estados Unidos.
Esse convênio tem por objetivo manter cooperação entre as instituições dos dois paí­ses, nas áreas de publicações, intercâmbios de professores e alunos, bem como em outras áreas de interesse comum. Também, a partir de março de 2008, está conveniado com a General Board of Higher Education and Ministry (GBHEM), órgão educacional da Igreja Metodista Unida (UMC-USA), pelo qual representa para a América Latina os programas do Fundo Global Metodita de Educação para Desenvolvimento de Liderança.

O Cogeime é uma das entidades fundadoras da ALAIME – Asociación Latinoamericana de Instituciones Metodistas de Educación, em 1997, no Chile, cuja Secretaria encontra-se sediada em Montevidéu, Uruguay.

Com a realização da IAMSCU Meeting, em 1998, na Inglaterra, o Cogeime deu um importante passo na sua presença internacional, ligando-se a todas as escolas metodistas ao redor do mundo, por meio da filiação à IAMSCU – International Association of Methodist – Related Schools, Colleges and Universities, que congrega mais de 700 instituições metodistas de educação em cerca de 70 países.

Mais recentemente, em 2004, o Cogeime filiou-se ao IFACHE “Forum Internacional de Associações de Educação Superior Cristã”, entidade sediada na Índia. Em novembro de 2005, o IFACHE realizou a sua Assembléia Geral no Brasil, na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, SP.

No nível nacional o Cogeime é um dos fundadores da ABIEE – Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas, que congrega unidades das redes Adventista, Batista, Metodista, Presbiteriana e Sinodal – Luterana. Diversos dos projetos do Cogeime são realizados em parceria com a ABIEE.

O Cogeime estimula e realiza pesquisas e publicações na Área da Educação e promove intercâmbio com educadores dentro e fora do Paí­s. Na última edição do “Sistema Educacional Metodista” foram apresentados dados nas áreas administrativas, financeira, patrimonial e acadêmica das Instituições Metodista de Educação. Além de outras publicações a “Revista de Educação do Cogeime”, que é distribuí­da a todas as Instituições, órgãos de educação no Brasil e exterior e profissionais de administração educacional, é o principal veículo para divulgação de trabalhos cientí­ficos, bem como das produções dos encontros, seminários e congressos realizados sob a responsabilidade do Cogeime e, ainda, de outros temas de interesse educacional.

O Cogeime tem seu escritório central na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, SP, onde mantém permanente integração com os demais órgãos da administração superior da Igreja.