windows 10 pro kaufen office 2019 pro kaufen office 365 pro kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 pro kaufen windows 10 education kaufen visio 2019 kaufen microsoft project 2019 kaufen microsoft project 2016 kaufen visio professional 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen Betriebssysteme kaufen office software kaufen windows server kaufen https://softhier.com/ instagram takipçi satın al instagram beğeni satın al instagram görüntüleme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook takipçi satın al twitter takipçi satın al twitter beğeni satın al twitter retweet satın al youtube izlenme satın al youtube abone satın al https://takipci33.com/

• Meditação realizada em reunião do Conselho de Administração no dia 18 de julho de 2014

Bispo Luiz Vergílio Bispo Luiz

Introdução:

Para tratar deste tema recorremos ao Profetismo Clássico, presente no Antigo Testamento, no qual a figura do profeta e sua missão, muitas vezes se fundem de maneira inseparável: ele está comprometido com a sua missão ao ponto de fundir-se com ela. E, é de Javé (Deus), o próprio profeta identifica-se como um atributo do próprio Deus. Este é o caso do Profeta Elias, cujo ministério está registrado, particularmente, no livro de I Reis 17. Seu nome significa “Javé é Senhor”!

Assim, abordamos o referido texto em forma de alegoria; ou seja, de uma representação que transmite um determinado significado em acréscimo ao sentido literal do texto; ligando de forma indireta o passado com a realidade que enfrentamos hoje. Neste sentido, agregamos o texto do Evangelho de João 10. 10b, onde Jesus afirma que veio para trazer vida e vida em abundância.

1. Pode-se dizer que o ministério profético, clássico, emerge em momentos de crise institucional. No caso, em relação a profanação do Culto e adoração a Javé, como verdadeiro Deus. O ministério profético consistia no reestabelecimento do Propósito Divino para o seu povo.

O rei Acab, profanou o Culto a Javé, influenciado pela esposa Jezabel, filha do Rei Etbaal, rei dos sidônios, estabelecendo uma aliança politico-familiar. No Culto aos Deus Baal, dos sidônios, a ênfase estava na adoração da fertilidade, que incluía em determinadas liturgias atos lascivos e o sacrifício de crianças. Neste contexto Deus envia o profeta Elias para restaurar o Culto.

I. Vemos, neste episodio, a permanente tensão entre planos e propósitos. Deus tem um propósito e para isto estabelece planos. O propósito vinha de geração em geração. Quando Salomão edifica um templo, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: “quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e executares todos os meus mandamentos, andando neles, cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai. E habitarei (fazer tenda)no meio dos filhos de Israel e não desampararei o meu povo”. (1Reis 6.13-13)

Podemos inferir, pela natureza desta ação, que Elias assume um plano de risco para manter-se fiel ao propósito de seu ministério profético. Deve, diante do Rei Acab anunciar que não vai chover. Este era o Plano A, e este plano tinha consequências, de tal modo que precisava ter outro plano B ou C; pois era necessário ter alternativas que não comprometessem o propósito.

A questão central passa a ser: qual é o propósito? Temos um plano para quando há chuva; e qual o plano para quando não chove?

II. John Wesley, em junho de 1748 fundou a Escola Kingswood, com um propósito de ter uma escola cristã. Passados alguns anos, ao voltar a Kingswood e perceber que seu propósito inicial estava comprometido, declarou: “Ou terei uma Escola cristã ou não terei nenhuma”. Ou seja, ter uma escola cujo ensino, pedagogia, visão de mundo, planos e projetos não poderiam, jamais, trair o seu propósito. Propósito é a verdade de qualquer empreendimento, de qualquer instituição.

O esquema traçado por Elias era: Plano A: Falar ao rei Acab, e, Plano B fugir para o lado oriental. Mas o propósito de Javé é salvar; é manter a vida. A vida de uma viúva, a vida do seu filho e a vida do próprio profeta era propósito divino. Na reafirmação do propósito de Javé, que salva, está expressa, de forma visível, a verdade de Javé: estar com o seu povo; habitar com o seu povo, cuidar do seu povo e receber exclusiva adoração do seu povo.

Os planos podem ser nossos, humanos, mas o propósito é de Deus.

Deus é o dono do propósito da missão do Profeta. O profetismo, em Israel é uma instituição. Deus é dono do propósito da Instituição. E o propósito de Deus gera vida. O deus Baal exigia o sacrifício de vidas; o Deus Javé, em Cristo, vem para trazer vida. Neste contexto, o propósito de Deus é a última esperança, e não os planos. Os planos devem estar a serviço dos propósitos.

Conclusão:

A morte de uma instituição educacional é causa para choro e lamento. É assumir a condição da perda, da viuvez; mas estes dados não são definitivos. Choramos qualquer possibilidade ou ameaça de desmobilização institucional. Nossa missão não é para a morte, mas para a vida. Sabemos que, em seu propósito, Deus cuida das viúva e dos filho da viúva.

Qual é a verdade que precisa ser dita sobre os planos que temos como metodistas para as nossas IMES, que concorrem a verdade histórica de seu de seu propósito cristão. Quando não “chove”, em período de seca, de crise, qual é o nosso plano B?

O profeta Elias tomou da última porção da farinha; que permitiu reacender o propósito de que a mesma não se extinguiria sobre a panela no fogo e nem secaria o azeite na botija.

Um profeta ou uma profetiza trabalham; ou seja: homens e mulheres comprometidos com propósitos fundantes, trabalham com a espiritualidade, assim, buscam planos (caminhos) para que o propósito de Deus seja alcançado.

Os Planos não são definitivos. Os propósitos são de geração a geração.

Vida longa e abundante para a Rede Metodista de Educação, em todas as suas unidades de nosso País.

Fraternalmente:

Bispo Vergílio